A lição que aprendemos com a Serpente Mungtata

A Serpente Mungtata é um dos seres mais fascinante da mitologia allane.

Dragão na cultura pop japonesa 


Sua influência pode ser notada nas lendas do mundo todo: na Ásia e na Europa através da história de dragões. Na América nos mitos da Serpente Emplumada e nas lendas da Amazônia. E no Brasil, nas lendas sobre serpentes e outros seres mágicos.


Estátua em Juazeiro representando um ser mágico, possivelmente Mungtata na forma humanoide 

Mungtata no Allanism

Desde cedo, ele tinha a capacidade de mudar de forma entre humano e uma serpente com 4 asas.

Mas possuía um caráter confuso e egoísta. Assim, várias vezes fez coisas ruins contra aqueles de quem não gostava ou pessoas que tinham o azar de estar em seu caminho.

Mesmo assim, recebeu algumas oportunidades de demonstrar seu valor, e na última ao ser perdoado por seres superiores, ele ganhou uma ilha e uma região onde pode viver em paz sozinho por muitos séculos..

Ilha do Fogo em Petrolina onde também se tem uma lenda sobre uma serpente mágica 

Até que os colonizadores chegaram a região e depois de muitas vitórias, finalmente Mungtata foi derrotado pelo colonizador Gregor e lançado num mundo de gelo de uma outra dimensão .

Homem do campo na região semiárida descendente dos colonizadores e índios 


Lá, ele chorou e mais uma vez se arrependeu de todos os seus erros. E mesmo no meio de seu sofrimento, ele se sacrificou pra salvar um povo gentil, dando a própria vida dele, num combate mortal com outro monstro.

E assim, por esse gesto, recebeu a redenção de Deus, e pode renascer como um ser humano num mundo propício à iluminação.



Além disso ele teve a oportunidade de ter uma família de verdade pra nunca mais se sentir sozinho.

A história de Mungtata, nos fala sobre perdão, coragem e redenção, de que sempre é possível recomeçar uma vida nova e de ser abençoado pela Consciência Eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas